Carro da Ford toma o controle da direção para evitar colisões.
Um carro que toma controle da direção quando detecta uma possível colisão está sendo testado na Alemanha.
![]() |
A Ford usa um sensor de distância para detectar o perigo de uma colisão |
Texto:
A Ford diz que o sistema que evita obstáculos primeiro avisa
o motorista, e se ele não fizer nada o carro toma o controle e reage. A empresa
disse que o equipamento foi instalado no seu novo Focus e faz parte de um
projeto que envolve outras fabricantes de carros e fornecedoras de peças. Os especialistas
dizem que isso é um importante passo em direção a carros sem motoristas.
O sistema escaneia obstáculos cerca de 200 metros de distancia
usando três radares, sensores ultrassônicos e câmeras instalados no veículo. Um
display adicional mostra os avisos e emite sinais sonoros. Então e necessário
aciona os freios e busca por um caminho alternativo na estrada desviando de uma
possível colisão.
![]() |
Equipamento alerta antes de tomar controle do carro |
“Suponhamos que você esteja dirigindo em uma estrada e do
nada um pedestre cruza seu caminho ou surge outro tipo de obstáculo sem que você
perceba”, diz Bard Samardzich, vice-presidente da divisão de desenvolvimento de
produtos da Ford Europa. “o sistema percebe o pedestre ou obstáculo e desvia ou
freia.”
Corrida segura
A nova tecnologia construída com itens de segurança já foi
oferecida pela Ford. Ano passado ela apresentou um alerta de pista, que faz a
direção vibrar se o motorista sai fora da pista, mas não controla o veículo.
O sistema da Ford reduziu drasticamente a quantidade e
severidade das colisões detectado os objetos na frente do veículo, acionando os
freios. Mas ele funciona somente se o objeto for estático ou esteja andando a 30km/h
mais rápido do que o carro.
![]() |
A Ford diz que o sistema esta sendo testado a mais de 60km/h |
A empresa diz que o novo sistema está sendo testado a uma
velocidade superior a 60km/h o que já é uma evolução significativa. Outros empresas estão envolvidas no projeto
em Aachen na Alemanha, a BMW,
Fiat, Daimler, Volvo e Volkswagen. Elas irão
compartilhar os dados dos testes
para o desenvolvimento de sistemas próprios.
A
Volvo ja apresentou seu próprio sistema de detecção de ciclistas e pedestres
que soa um alarme e aciona os freios. A empresa disse que desde março esta
atualizando o sistema que será capaz de detectar animais.
Um passo significativo
Ainda
existe uma certa resistência de alguns com essa ideia de o carro tomar controle
do motorista, mas a Ford aponta uma estatística preocupante de motoristas que se
envolvem em colisões dianteiras e traseiras que tentaram desviar mas não
conseguiram, dado coletado pelo escritório federal de estatística da Alemanha.
Com
estes dados não será difícil de convencer as montadoras sobre o sistema
inovador. “a lógica por trás da tecnologia é impecável – qualquer coisa que
possa evitar uma potencial situação de risco, ferimento e ate a morte parece ser
uma ótima parte do carro,” diz Tim Urquhart, analista sênior da IHS Consultoria
Automotiva.
![]() |
A Ford apresentou a tecnologia para imprensa em uma pista na Bélgica |
“É
claro que isto vem com um preço. Mas haverá menos resistência a este tipo de
tecnologia do que carros totalmente sem motorista.”
Mas
veículos autônomos já estão sendo testados pela Google, Daimler e outras, que
tomam a direção na estrada em uma situação de emergência é claro que isto é um
significante passo nessa estrada.
A Ford diz que são necessários mais testes e ainda não está pronto para um
lançamento oficial do Sistema de Desvio de Obstáculos.
Texto Original: http://www.bbc.co.uk/news/technology-24464480
0 comentários: