8 Dicas de produtividade para notebooks

Imagem: CNET

Quando temos muito trabalho para fazer no computador, ninguém gosta de esperar os carregamentos longos que o sistema tem que fazer até que você possa realmente operar o computador. Ainda pior, você não quer gastar a maior parte do seu tempo de trabalho com uma máquina preguiçosa.
Se você o leva a serio em querer tirar do seu computador cada gota de usabilidade, siga estas 10 dicas de produtividade para trabalhar.

1 – Cheque a energia, os cabos e elimine a poeira.

Pergunte para qualquer assistente técnico avançado que ele certamente ira te dizer que o desejo deles é que as pessoas tenham seus computadores conectados na tomada e ligado, antes de qualquer solicitação via call center.

A segunda coisa a fazer antes de ligar para uma assistência é checar os cabos e ter a certeza de que não estão danificados. Uma vez feito estas checagens, certifique-se te ter cabos reservas para eventual substituição. Grande maioria de avaria no hardware do computador é por causa de descargas de energia e cabos danificados.

Leva poucos segundos para checar a conexão dos cabos. Se você tiver uns minutos a mais pra gastar, desligue o computador, desconecte todos os cabos, abra o gabinete e antes de tocar em qualquer peça descarregue a energia estática do seu corpo tocando no gabinete, evitando alguma avaria por conta da energia que acumula em seu corpo e que pode queimar algum dispositivo. Reconecte todos os cabos, verifique se não há mau contato. Uma coisa importante e ter uma garrafa de ar comprimido para poder retirar toda poeira, principalmente nos coolers (ventiladores que resfriam a máquina).


2 - Elimine alguns aplicativos de inicialização.

Você se lembra do desfragmentador? Ou do Scan disk? Muitos destes aplicativos agora são automatizados, ou simplesmente não melhoram o desempenho do computador o suficiente. A única tarefa de limpeza que não foi programada é eliminação das listas de inicialização de aplicativos inúteis que inicializam automaticamente no Windows e Mac OS.

Use o utilitário gratuito Atoruns, desenvolvidos por Mark Russinovich e Bryce Cogswell, que faz uma faxina nos arquivos de inicialização. Você pode baixá-lo no site da Microsoft ou da Cnet , onde encontrará também como utilizar o aplicativo.

O utilitário destaca em amarelo os itens de inicialização órfãos, desmarque se não quer que eles se iniciem junto com máquina, ou pressiona Ctrl+D para apagar a linha inteira (clique em Yes para confirmar). Para encontrar mais informações sobre o item, clique com o botão direito em vá em propriedades ou Process Explorer.
Imagem: Dennis O'Reilly/CNET - O utilitário gratuito Atoruns faz uma faxina nos arquivos de inicialização.


3 – Não confie no backup.

Todo técnico sempre diz. “tenha certeza de ter feito o backup dos seus arquivos e de todo seu sistema”. O que eles não dizem é que nem sempre o backup funciona. Se você que restar preparado para um desastre em sem computador, considere o que fazer se o bot do sistema e o backup falharem.

Armazenar seus arquivos importantes online via uma de muitas nuvens de armazenamento gratuitas que existem, tais como Dropbox ou Google Drive são uma opção. Copiar os arquivos mais importantes nas mídias removíveis e mantê-las em locais seguros, preferencialmente onde o computador fique.

Se você for começar do zero, irá precisar mais do que apenas seus arquivos mais importantes, precisará reinstalar o software. Use o programa Belarc Advisor (gratuito para uso não comercial) para encontrar e imprimir a lista completa de todos os softwares da maquina com os respectivos números de licença que você precisara reinstalar.

Depois que você baixar e instalar o utilitário, você será questionado se quer que ele verifique as definições de vírus. O programa então escaneia o sistema e a rede local e abre uma janela mostrando o resultado. Vá ate a seção que mostra as licenças e as versões dos softwares.
Imagem: Dennis O'Reilly/CNET - Armazenar seus arquivos importantes online via nuvem é uma opção
Imprima uma copia do resultado ou salve em pdf. Para selecionar apenas a parte dos seriais e licenças, selecione copie e cole em um programa de edição de textos e depois imprima ou salve em disco removível.

4 – Não armazene senhas.

Impressões digitais e outro tipo de autenticação biométrica não irão substituir tão cedo as senhas. Até outra opção melhor aparecer estamos presos nas senhas. E sempre haverá pessoas que farão senhas fáceis e óbvias para que os hackers descubram. E existe uma boa prova de que você necessita de programas gerenciadores de senha, os hackers odeiam. Existem alternativas confiáveis que possuem um sistema de senha bem forte, o RoboForm ou o LastPass.
Uma dica para criação de senhas boas são frases, slogans ou letras de musicas. Tenha as frases anotadas em um local seguro, use a segunda, terceira ou quarta letra de cada palavra. Para variar, comece pela última palavra e termine com a primeira.

Uma senha grande é uma senha forte. Vinte letras minúsculas aleatórias são inquebráveis assim como doze caracteres que incluam números, símbolos e letras maiúsculas. O centro de segurança da Microsoft descreve outro método de criar senhas fortes e oferece uma maneira que checa se a senha é forte e classifica a força da senha que você criou.

5 – Digite não clique.

Os usuários do Windows adoram o botão de inicializar. No Windows 8 é possível inicializar um programa ou abrir um arquivo digitando seu nome na tela de inicio e pressionar Enter quando ele aparecer. Em desktops Windows 8 ou Windows 7 pressione a tecla Windows digite o nome e use as setas de navegação e depois pressione Enter.

No Spotlight do Mac OS X funciona da mesma maneira. Você também pode clicar no ícone do Spotlight no canto superior direito da tela ou pressionar Command+ barra de espaços para abrir o Spotlight. Digite o nome do programa que você quer abrir, selecione na lista e pressione enter.

Você pode mudar a ordem das categorias de resultados na paleta de propriedades de sistema do Spotlight, esta opção aparece abaixo dos resultados de busca. O site de suporte da Apple explica como funciona o Spotlight.

A capacidade das pessoas de memorizar teclas de atalho é bem limitada, mas duas teclas de atalhos bem úteis para buscas são a Ctrl-K que foca na caixa de buscas, e a Ctrl-f que abre a busca na pagina que você está. Bônus: No Word quando quiser remover toda formatação de um texto, basta seleciona-lo e pressionar Ctrl + barra de espaços, isto aplica a formatação padrão do Word, elimina
os links também.

6 – Reiniciar o roteador também é uma boa idéia.

Se seu computador começa a ficar lento demais, às vezes é bom reiniciá-lo, o mesmo acontece com a seu equipamento de rede quando os links param de abrir.

Primeiro desligue o modem, depois o computador. Depois de alguns segundos religue o modem, depois que as luzes estiverem todas acesas, religue o computador.

7 – Notebooks pertencem a superfícies duras.

A maioria dos usuários de notebook ou laptop gosta de usá-lo no colo ou em superfícies macias, o que diminui a sua vida útil. A fabricante bloqueia muito as saídas de ar o que faz com que o equipamento trabalhe mais quente.

As vezes não tem um lugar pra colocar o notebook a não ser no seu colo, mas sempre que possível coloque-o em uma superfície plana para que seja mais eficiente sua ventilação, o que faz com que seus componentes internos não trabalhem em altas temperaturas.

Alguns especialistas recomendam por um livro em baixo do notebook o que melhora a circulação de ar.

8 – Comece cada seção de navegação novamente.

Todos se preocupam em ser rastreados, e por uma boa razão. A maioria de nós não tem escolha, usar a internet, e você não usa a internet sem ser rastreado: pelo seu IP, pelos sites que visita, pelas propagandas dos sites que você clica etc. a maneira mais simples de ser menos rastreável, e configurar o seu navegador para bloquear e excluir os cookies e apagar o histórico toda vez que fecha o navegador.

No internet Explorer 8: clique em Ferramentas > Opções da internet > Privacidade > Avançado. Selecione bloquear cookies e clique em ok. Na tabela geral marque a caixa delete o histórico ao sair, clique ok.

No Firefox: clique Ferramenta > Opções > Privacidade e marque nunca em “Aceitar cookies”. Marque a caixa “Limpar histórico quando o Firefox fechar” e clique OK.

No Google Chrome, clique no ícone de configuração no canto superior esquerdo do navegador, escolha configurações, selecione “configurações avançadas”, clique em “conteúdo”, depois em próximo em privacidade marque tanto “bloquear cookies e dados dos sites” quanto “Mantenha os dados até quando fechar o navegador” clique em ok.

Note que toda vez que logar na sua conta Google, ela mantem o histórico de todo site que você visitou e os termos que você procurou. Os sites ainda podem reconhecer seu endereço de IP ou outro método para te reconhecer toda vez que voltar a navegar neles.

9 – Mude o tamanho do texto padrão.

Você pode mudar o tamanho dos itens que aparecem na tela simplesmente segurando Ctrl e pressionando os botões + e – ou rolando o botão scrool do mouse para cima e para baixo.

Para mudar o tamanho padrão do texto no Windows 8, digite “Control Panel”, (pressione a tecla Windows primeiro se necessário), depois digite “display” e pressione Enter. Clique em “Custom sizing options,” faça a seleção na caixa e entre com o valor em porcentagem e clique em OK. As mudanças aparecerão quando você relogar.
Imagem: Dennis O'Reilly/CNET - Você pode mudar o tamanho dos itens que aparecem na tela simplesmente segurando Ctrl e pressionando os botões + e – ou rolando o botão scrool do mouse para cima e para baixo.

No Windows 7 você vai ao painel de controle > opções de tela > aparência e personalização.

10 – Use código postal e de área como operadores de busca.

O que está em cartaz nos cinemas? Digite “filmes”, seguido do seu código de área ou código postal, no seu sistema de buscas favorito para ver uma lista do que os cinemas locais estão exibindo. O mesmo truque funciona para temperatura, restaurantes, postos de gasolina, hospitais e outros itens e tópicos. Amplie sua área de pesquisa, inserindo um código de área do telefone, em vez de um CEP.
Esta é apenas uma de vários truques úteis oferecidas pela Google Inside Search.

OBS* - A dica 10 é melhor seguir o link da Google par entender melhor.

Texto: Dennis O'Reilly/Cnet 
Publicado em 30 de sentembro de 2013
Tradução e adaptação Eder Oelinton
Fonte da matéria: howto.cnet.com.

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